ÉÉÉGUAAA - A página de entretenimento mais curtida de Joinville!

» Notícias

EAD Unicesumar lança graduação que forma professores para atuar com pessoas com deficiência

Publicado em 3 de dezembro de 2021

Educação Inclusiva e a importância de profissionais capacitados para trabalhar com Educação Especial

A EAD Unicesumar lançou uma graduação para formar professores para atuar com pessoas com deficiência e ou necessidades educacionais especiais, além de clínicas multidisciplinares que requerem a atuação do professor

O sistema educacional brasileiro passou por grandes mudanças nos últimos anos e tem conseguido cada vez mais respeitar a diversidade, garantindo a convivência e a aprendizagem de todos os alunos.

As práticas educacionais desenvolvidas nesse período e que promovem a inclusão na escola regular dos alunos com deficiência (física, intelectual, visual, auditiva e múltipla), com transtorno global do desenvolvimento e com altas habilidades, revelam a mudança de paradigma incorporada pelas equipes pedagógicas. Essas ações evidenciam os esforços dos educadores em ensinar a turma toda e representam um conjunto valioso de experiências. Afinal, segundo Waléria Leonel, psicóloga e coordenadora do curso de Educação Especial da EAD Unicesumar, na maioria das vezes, as pessoas com deficiência são invisíveis, por isso, o papel dos profissionais da educação é tão importante.

Pensando nisso, a EAD Unicesumar – uma das maiores universidades a distância do Brasil – oferece o curso de licenciatura em Educação Especial. O curso tem duração de quatro anos e prepara o aluno para atuar como professor na rede básica de ensino, público ou privado, com pessoas com deficiências e ou necessidades educacionais especiais, como também, em clínicas multidisciplinares que requerem a atuação do professor com competências para as especificidades do público inclusivo.

Durante a formação, os alunos desenvolvem habilidades a partir de uma matriz por competências, além de disciplinas específicas, por exemplo: Libras; Tecnologias Assistidas para a Educação Inclusiva; Ensino de Habilidades de Comunicação Alternativa Aumentativa; Práticas Inovadoras no Contexto Inclusivo entre outras.

De acordo com a psicóloga e coordenadora do curso Waléria Leonel, a formação em Educação Especial contribui para uma sociedade mais justa e igualitária. “Precisamos aprender a olhar o outro além do que ele demonstra ser capaz. Precisamos dar vez e voz para eles, e a educação tem esse papel transformador para todos. Eu acredito na potencialidade do outro, acredito que todos são capazes de aprender e que precisamos romper com as barreiras e dar condições para o avanço no processo de desenvolvimento. É isso que me motiva todos os dias”, enfatiza a psicóloga.

Metodologia Imersiva

Um dos maiores desafios da formação na educação especial, é a experiência real do aluno na profissão. E é nesse contexto que a Unicesumar, um dos sete maiores grupos educacionais do país, é uma das pioneiras ao colocar em sua grade curricular o Projeto Ambientes Profissionais, cujo objetivo é estreitar relações com os espaços empresariais, transformando-os por convênio em ambientes profissionais, aproximando universidade e empresa, estudante e trabalho. Para o curso de Licenciatura em Educação Especial, por exemplo, o aluno tem a oportunidade de vivenciar na prática, uma sala de aula com alunos que apresentam algumas necessidades educacional especial e que necessitem de um trabalho pedagógico diferenciado.

Queremos que nossos alunos se formem vivenciando experiências reais; tenham a capacidade de resolver problemas, interagir e conseguir soluções concretas para um mercado de trabalho que solicita cada vez mais profissionais preparados e capazes de fazer e não só estruturados no saber”, destaca o pró-reitor de Ensino a Distância da Unicesumar, Janes Tomelin.

Informações e inscrições:

Unicesumar Joinville.

Rua HENRIQUE MEYER, 68 – Centro – Joinville.

Fone: 47 3433-5947

WhatsApp: 47 3025 7544

Deixe o seu comentário