ÉÉÉGUAAA - A página de entretenimento mais curtida de Joinville!

» Notícias

Índios Guaranis se formam em Araquari

Publicado em 15 de Abril de 2019

A formatura de um grupo de índios guaranis aconteceu nesse sábado na aldeia Piraí, na nossa vizinha Araquari.

A solenidade formatura foi coordenada pela idealizadora do projeto inovador e que deverá ser exemplo a partir desta iniciativa, a professora Alcineide de Souza, a Neide.

A Aldeia Piraí/Tiarajú fica a pouco mais de 20 quilômetros de Joinville, no limite entre as cidades de Araquari e Guaramirim. Atualmente, é a mais populosa aldeia Guarani Mbya da região Norte do Estado de Santa Catarina.

Participaram: o procurador da República Tiago Alzuguir Gutierrez, cacique Ronaldo Costa, coordenador da Funai João Paulo Severo, gerência Regional de Educação Nelida Hoepers e Fábia Silva Palma, xeromõi Miguel Veríssimo Cordeiro (idoso conselheiro com sabedoria na aldeia) e o pagé Estevam Ocampo (responsável pela espiritualidade e medicina na aldeia).

O gestor de duas das três escolas indígenas de Araquari, o professor José Lino de Souza, enalteceu a persistência dos oito índios que finalizaram o curso médio da primeira turma do curso de Ensino de Jovens e Adultos da Escola de Ensino Fundamental Cacique Werá Puko, na Aldeia Piraí. A escola  fica localizada na BR280 em Araquari, escola estadual.

“Com o aprendizado todos terão condições de ajudar mais o seu povo com os conhecimentos adquiridos”, lembrou o professor.

(Texto e fotos de Marcos de Oliveira)

Deixe o seu comentário