ÉÉÉGUAAA - A página de entretenimento mais curtida de Joinville!

» Notícias

Plano urbanístico do bairro Espinheiros é apresentado à comunidade

Publicado em 18 de Abril de 2019

A criação do plano urbanístico do Espinheiros surgiu a partir dos resultados positivos obtidos com a revitalização realizada na região, a partir de 2013, quando foi inaugurado o monumento Porta do Mar.

A intervenção gerou o surgimento de novos estabelecimentos comerciais, oportunidades de trabalho e aumento do público que passou a frequentar a região e considerar o seu potencial turístico.

A valorização da região deve continuar crescente, com as melhorias previstas em cada etapa do novo projeto.

ETAPA 1 – REQUALIFICAÇÃO:

O trecho entre a rua Agostinho dos Santos e o Porta do Mar, receberá melhoria no calçamento e novas áreas de passeio (calçadas) com ciclofaixas compartilhadas. Também serão construídos novos passeios na extensão da avenida Prefeito Baltazar Buschle, inclusive com trechos de calçada suspensa para preservação do mangue. A requalificação também contempla nova iluminação e canteiros com destaque para as palmeiras imperiais. Em área próxima ao Porta do Mar, haverá um deck de contemplação com vista para a Baía da Babitonga.

ETAPA 2 – PÓRTICO:

A entrada do bairro Espinheiros terá destaque com a construção do Pórtico do Espinheiros. O imponente monumento será constituído por três estruturas, cada uma com até 15 metros de altura.

O projeto também tem a intenção de proporcionar experiências diferentes explorando perspectivas visuais. Quando avistado de longe na paisagem, o pórtico cria a impressão de ser um elemento marcante único. No entanto, ao passar pelo portal, percebe-se que, na verdade, há a composição de três estruturas distintas que remetem às três porções de ocupação

O pórtico foi inspirado em elementos comuns à região como o mangue, o caranguejo, o pássaro guará, as embarcações e, até mesmo, o Tratado de Tordesilhas que marcou o local ainda no século XV. O local também terá elementos de comunicação visual (tóten) onde o visitante poderá ler informações sobre a representatividade e simbolismos do Pórtico.

ETAPA 3 – ROTA GASTRONÔMICA DA ILHA DOS ESPINHEIROS:

O plano urbanístico conta com levantamento onde foram identificados os bares e restaurantes existentes na região e, a partir daí, estabeleceu uma rota que compreende as ruas Prefeito Baltazar Buschle, Antônio Gonçalves, Érico Venâncio Alves e João da Silva.

Esta etapa inclui a revitalização dos passeios, colocação de mobiliário urbano (bancos, mesas, bicicletários e lixeiros), paisagismo, iluminação e ciclofaixa na extensão da rota.

ETAPA 4 – PARQUE PORTA DO MAR

A área vai oferecer rua compartilhadas e áreas com redução de velocidade, favorecendo o pedestre a circular livremente no parque, tratamento de superfície, pavimentação e mobiliários urbanos, áreas de lazer e playground para as crianças, áreas de contemplação e bosque, quiosques com vegetação nativa e sanitários, arquibancadas, espaço multiuso para a realização de eventos e prática de atividades esportivas.

De acordo com o secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável, Danilo Conti, as duas primeiras etapas do projeto devem ser iniciadas ainda neste ano e concluídas em 2020, com a utilização dos recursos já disponíveis. Já a implantação da Rota Gastronômica e a construção do Parque Porta do Mar, dependem da captação de recursos.

Deixe o seu comentário