ÉÉÉGUAAA - A página de entretenimento mais curtida de Joinville!

» Notícias

Você sabia? Curiosidades sobre Joinville

Publicado em 9 de Março de 2019

Dia 9 de março é o aniversário de Joinville, a maior cidade do estado completa 168 anos, veja algumas curiosidades que talvez você não sabia.

Você sabia?
“MEA AUTEM BRASILIAE MAGNITUDO“. A inscrição do
brasão da cidade quer dizer “A minha grandeza se
identifica com a grandeza do Brasil”

Você sabia?
cidade das bicicletas.
A cidade ganhou o título em 1950, denunciada pelas
estatísticas: havia um carro para cada 111 pessoas,
enquanto o número de bicicletas era de 1 para cada
4 pessoas. Isso se deve muito ao crescimento das industrias, onde os operários utilizaram muito esse meio de transporte.

Você sabia?
Joinville teve os primeiros Bombeiros Voluntários do Brasil.
Joinville foi a primeira cidade do Brasil a fundar uma organização de bombeiros voluntários. O fato ocorreu em 1892 e muitos atribuem esse pioneirismo
ao comportamento solidário dos imigrantes que habitavam a cidade na época.

Você sabia?
Por que Joinville é considerada a Manchester Catarinense. Com o final da Segunda Guerra Mundial, o país não recebia mais os produtos industrializados
importados da Europa e teve que se virar. E Joinville se virou muito bem: entre as décadas de 50 e 80, a cidade viveu um surto de crescimento tão
grande que se tornou um dos principais pólos industriais do país. Assim como Manchester, a cidade inglesa que teve papel importante na Revolução Industrial.

Você sabia?
8,9 ou 10 de março?
A barca colon chegou na região de Joinville no dia 8 de março, porém conseguiu chegar na região onde ficava a colonia Dona Francisca no dia 9 de março. No dia seguinte, 10 de março começou os trabalhos na região. Alguns documentos antigos consideram a data de aniversário da cidade como 10 de março pois foi quando começaram os trabalhos administrativos. Por mim podia ser feriado nos três dias e já resolvia esse problema.

Você sabia?
A barca colon nunca atracou no rio Cachoeira. Ela chegou no dia 7 de março em são francisco do sul e no dia seguinte parou na entrada da lagoa
saguaçu, já que a profundidade do local não tinha como prosseguir. De la os imigrantes utilizaram canoas pequenas e foram pelo rio cachoeira até a colonia.

Você sabia?
“Joinville” foi presente de Don Pedro primeiro. A princesa Francisca era filha do imperador D.Pedro primeiro. O príncipe Francisco Fernando de Orléans, Príncipe de Joinville, casou-se com ela e ganhou como dote um lote de terra situado próximo a São Francisco do sul, onde hoje fica Joinville.

Você sabia?
A logo da página ÉÉÉguaaa é inspirada na bandeira da nossa cidade.

Deixe o seu comentário